Café

Café

sábado, 10 de julho de 2010

ARETHA FRANKLIN

Aretha  Franklin , nascida em Memphis (25/03/1942) canta gospel e soul e tornou-se um grande ícone da música americana.

Um pouco da História do Negro nos EUA :
Os escravos foram trazidos da África para a América do Norte entre 1609 e 1807, durante o tráfico negreiro, a maioria dos quais chegou no século XVIII. A maior parte era oriunda da África Ocidental e da África Central. Ao todo, foram trazidos 500 mil africanos para as terras do Sul dos Estados Unidos, escravizados nas plantações, sobretudo de tabaco e algodão no Alabama, Virgínia, nas Carolina do Sul e do Norte, etc. Baseados no Comércio Triangular, que envolvia os colonos que, na África, trocavam rum e utensílios por escravos, que eram vendidos nas Antilhas e nas colônias do Sul, os negros chegaram aos Estados Unidos formando, atualmente, uma legião de quase 40 milhões de afro-americanos.

Foi a escravidão o fator principal para a explosão da Guerra de Secessão: o Norte, manufatureiro e assalariado, era contra a expansão do Sul, agrícola e escravagista. Após o fim da guerra e a vitória do Norte, os negros foram libertos, porém, continuaram abandonados pelo governo norte-americano, fadados à pobreza, como aconteceu no Brasil. Porém, ao contrário do Brasil que não possuía leis racistas, os negros norte-americanos permaneceram durante décadas submetidos a diversas legislações de preconceito racial. Até a década de 1960, por exemplo, os afro-americanos eram considerados inferiores aos brancos, e havia lugares em que não podiam conviver (vagões de trem, restaurantes, praças, etc).

Fugindo da pobreza e do violento racismo, muitos negros saíram do Sul e migraram para o Norte dos Estados Unidos, amontoando-se em bairros pobres nos centros das cidades. Após a década de 1970, programas de reafirmação racial e incentivo do governo melhoraram a vida econômica de muitos afro-americanos, embora ainda figurem entre os mais pobres dos EUA.


Tenho um grande respeito pelo trabalho da Aretha, pelo seu sucesso e sobretudo por ser mulher ...e negra. 

Por falar em respeito, sua música de maior projeção chama-se justamente  Respect.
Há um verso em que ela diz : "tudo o que estou pedindo é por um pouco de respeito quando você chegar em casa." 

Com vocês. Aretha Franklin ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para Madame Sucralose