Café

Café

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fetiche

Fetiche


Geralmente na última página de uma revista encontramos um artigo.
Na última página da revista Veja Rio desta semana encontrei um artigo escrito pela atriz Fernanda Torres intitulado "Fetiche".
No referido texto ela discorre sua mais nova paixão : a pesquisa de algumas palavras em dicionários analógicos e etimológicos (fruto de um puxão de orelhas que levou do João Ubaldo Ribeiro por repetir uma determinada palavra numa peça, ao invés de buscar sinônimos para ela) e que , folhear estes dicionários tornou-se seu mais novo fetiche.
Têm gente que me acha "desinibidinha", mas não sou ...sou super tímida. Morro de vergonha de tomar um puxão de orelhas, mas levar um puxão de orelhas do João Ubaldo é uma glória e não uma vergonha, ele teria permissão não só para puxar, mas para arrancar e colocar no bolso minhas orelhinhas ...rs
Confesso ter o mesmo fetiche da Fernanda Torres. O advento dos e-books não me roubou a alegria de comprar um livro (tenho cadastro no site da Saraiva há milênios ...há uns 10 anos), ver o livro chegar embrulhadinho , abrir o pacote, amo aquele cheirinho de tinta fresca que os livros novos exalam.
Acho que devo ter tecnologia touchscreen ...
Sou sensível a este toque , gosto de manusear o livro, anotar observações que faço acerca da leitura, usar canetinhas coloridas para grifar algo, chorar se estiver lendo um drama, sorrir se estiver lendo uma comédia , suspirar de susto se estiver lendo uma ficção científica ...
Gosto do abraço que o livro me dá, de ter o livro pertinho para ter a sensação confortável da sua companhia.
Amo tecnologia, acho-a não somente necessária, mas indispensável.
Porém ... não posso deixar de tecer um comentário ...
Nós nos "virtualizamos" demais !
Nossas conversas são virtuais, nossos relacionamentos são virtuais, nossos livros são virtuais, ...
Uma pena !
Ainda tenho o fetiche de andar de mãos dadas !
Acho bacana todo o sucesso que o Google faz como "oráculo pós moderno", uma grande empresa de divulgação de informação : textos, imagens, vídeos ...mas sinto uma nostalgia na alma pelas bibliotecas .
Dizem que os alunos não lêem.
Preciso fazer uma "fofoca" do bem : os professores também não !!!!
Aguardar a encomenda de um livro chegar é só mais uma de minhas manias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para Madame Sucralose