Café

Café

sábado, 21 de agosto de 2010

Boneca Negra

Boneca Negra

Estou preparando uma oficina sobre a escravidão no Brasil Colonial e devo apresentá-la no início do mês de outubro, a fim de cumprir com uma tarefa de um curso que estou fazendo.
Minha intenção  é apresentar esta oficina para as alunas do Curso Normal da escola em que trabalho, por compreender que futuras professoras precisam discutir a História do Brasil sob uma multiplicidade de olhares .
Como serão professoras do 1º segmento do Ensino Fundamental, ou seja  , darão aulas para crianças , pretendo  "ilustrar" a oficina  com representações do imaginário de uma criança afro-descendente e  estou encontrando uma grande dificuldade ...
Ontem rastreei vários sites de lojas em busca de bonecas negras e ...adivinhem ?
Não encontrei !

Há várias imagens com lindíssimas Barbies negras, mas encontrá-las para comprar ....

São classificadas como peças raras, objetos de colecionadores .
Como se houvesse (e há) uma resistência do mercado em "consumí-las"
O que me deixa muito preocupada.
Crianças afro-descendentes , habitantes de um país miscigenado como o Brasil têm por objeto de desejo
brinquedos que personificam o padrão de beleza europeu.
Bonecas brancas, magérrimas, com roupas estilosas fazem parte do imaginário de crianças que vivem abaixo da linha de pobreza ... nos casebres paupérrimos, onde a comida é escassa e a fome é farta.
É preciso se discutir as implicações da ausência de bonecas negras no mercado.
Implicitamente vende-se a idéia do branco bem sucedido.
Do branco vencedor.
Do branco colonizador.

Monteiro Lobato, imortalizado e aclamado pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo, já incutia na cabeça de nossas crianças estas idéias ... Lugar de negro é na cozinha !
Aonde a Tia Anastácia ficava mesmo ?
O que dizer do Saci ?
A criança brincalhona, bem humorada ...
Negro brincalhão = moleque !
Os negros do Sítio do Pica-Pau Amarelo são presos nos grilhões do trabalho.
Condição única de humanizá-los.
O negro de Monteiro Lobato, para ser "útil" ou está na cozinha como a Tia Anastácia ou está de enxada na mão como o Tio Barnabé.

Felizmente Ziraldo nos apresenta uma nova proposta de trabalho com crianças a respeito do negro.
"O menino marrom"

Fiquei, confesso, aborrecida !
Ainda estou em busca de uma boneca negra.

9 comentários:

  1. Realmente é uma dificuldade exacerbada o fato de não encontrarmos a boneca barbie para comprar, como mãe, sinto- me frustrada, e tenho certeza que todas as mulheres em condição igual a minha tem a mesmo sentimento!!!Temos que reclamar nas lojas e fazer um movimento nas redes sociais, só cobrando muito para quem sabe um dia sermos atendidas, afinal barbie com traços europeus não correspondem com a real beleza das mulheres brasileiras em sua maioria, que enfim é negra!!!Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. De fato, mocinha, penso da mesma forma ...Beijocas da Madame !

    ResponderExcluir
  3. Eu estou querendo encontrar uma boneca negra para dar de presente a uma menina afro descendente que só tem bonecas lorias de olhos claros, mas não acho Barbie negra de forma alguma. Estou tentando que uma amiga me mande de fora.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Maykon , Barbie original negra, só mesmo encomendando de amigos que estão no exterior ... uma pena ... beijocas da Madame

    ResponderExcluir
  5. Me lembro q na minha infância, um dos meus sonhos era ter uma Barbie negra, nunca tive. Motivo: não se encontravam bonecas negras para vender, como se o mundo fosse povoado apenas por mulheres loiras e magras.
    Felizmente hj em dia tem-se mais facilidade em encontrar bonecas negras, apesar de ainda termos muito a crescer nesse sentido. Pode parecer besteira, mas uma simples boneca negra, uma boneca q tenha o mesmo tom de pele da gente, faz muita muita diferença e pode elevar muito a auto-estima de uma criança.

    ResponderExcluir
  6. Legal. Eu tive bonecas negras, mas sofria preconceito quando as levava na escola, as meninas sempre queriam brincar que meu bebê era filho da empregada e algumas a achavam feia. Era linda eu amava. Trabalhei na escola menina bonita do laço de fita e confeccionei com os alunos as bonecas de pano negras. Não houve resistência por parte dos alunos. Parabéns pelo post.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa achei que era só eu que não conseguia achar. Gente por favor, se alguém achar pra comprar me avisa!!

    ResponderExcluir
  8. Onde consigo comprar essas lindas bonecas?

    ResponderExcluir
  9. Onde consigo comprar essas lindas bonecas?

    ResponderExcluir

Comentários para Madame Sucralose