Café

Café

domingo, 23 de janeiro de 2011

Jornal de Domingo ...

Jornal de Domingo ...

Todo domingo pela manhã sento-me igual a uma princesa , de pernas para cima e cruzadas, num varandão da casa de minha mãe para ler aos jornais.
Digo jornais no plural mesmo ... 1 de Campos, 2 do Rio e 1 de São Paulo.
É claro que é bacana a possibilidade de ver a versão digital dos 4 jornais, mas leitura é um hábito da minha família de anos . Sentamos eu e meus pais em volta de uma mesa redonda (literalmente, não é conversa fiada de Madame Sucralose) e nos revezamos na leitura, no folhear de páginas e vez ou outra comentamos alguma notícia. Sempre foi assim. Ler jornal na casa de minha mãe é o equivalente ao hábito de algumas famílias de comer o tradicional frango de dia de domingo. Lembro-me de perrengues memoráveis do tipo eu ir para a escola sem o café da manhã por não ter pão e nem biscoito em casa, leite ? frutas ? yogurtes? isso simplesmente não fazia parte do nosso cotidiano, mas dia de domingo era sagrado sentarmos para a leitura.
Sempre li muito e sempre fui horrorosamente curiosa.
A leitura faz parte do meu processo de aprendizagem. Adoro ler manuais para descobrir como certas coisas funcionam . Depois de ler, gosto de ouvir e por fim ver .
Uma coisa é aquilo que imaginamos. Outra coisa é quando visualizamos aquilo que estávamos imaginando.
Eu imaginava que a distribuição dos donativos na Região Serrana do Rio pudesse estar acontecendo de forma desordenada. Hoje , o caderno Cotidiano 2 da Folha de São Paulo trouxe uma foto da "distribuição" de roupas pelas bandas de lá e confesso a vocês que a foto me entristeceu.
Entrei no site para tentar, meio que sem esperanças, copiar a foto para mostrar para vocês. Digo meio sem esperanças porque o site do jornal O Globo, por exemplo, bloqueia a cópia das fotos o que eu honestamente acho uma grande bobagem ... uma pessoa mais sabidinha consegue burlar o bloqueio e outra, penso que depois que você publica um material, ele não mais te pertence ...segurar fotos a meu ver, é uma bobagem ... coisas do Globo, fazer  o quê ?
Eis a foto da "distribuição" de roupas publicada no jornal impresso e disponibilizada no site da Folha de São Paulo de hoje, 23/01 :

Segundo o jornal, depois de uma seleção a grosso modo, muitas roupas ficam jogadas na lama.
A distribuição acontece desordenadamente e não atinge a todos que precisam.

Levando-se em conta de que existe uma média de 27.400 desalojados e desabrigados toda ajuda que pode ser oferecida ainda será pouca, mas acho que está passando da hora de serem organizadas frentes de trabalho para a distribuição do auxílio que chega por lá.
É de minha opinião que o Estado e as prefeituras dos municípios atingidos deveriam escalar funcionários EXCLUSIVAMENTE para atender as famílias desabrigadas e zelar que sejam beneficiadas de água mineral, roupas, alimentos e medicamentos.
Retirem os funcionários de quaisquer secretarias e os aloquem nestes municípios neste momento de calamidade , ver roupas doadas misturadas a lama seca foi o fim da picada !
Não foi por acaso que ao propor os tais "kits mocinha" solicitei que fosse identificado nas embalagens :"HIGIENE FEMININA" ... Nos postos de coleta onde entreguei minha colaboração, anexei aos pacotes em letras garrafais "ROUPAS DE CAMA" ou "TOALHAS DE BANHO".
Fiquei triste em ver a foto do "garimpo", precisamos nos organizar para melhor ajudar !
Detesto bagunça e esse monte de roupas a serem garimpadas é sintoma de que as autoridades têm mesmo muito em que pensar ... donativos chegam lá, mas precisam de ordem para serem distribuídos e a garantia de que um maior número possível de pessoas serão beneficiadas.
Onde estão as mocinhas de ONG's e de grupos religiosos que não começam a por ordem nessa bagunça enquanto o Estado não desperta de que até isso precisa ser pensado ?
Onde estão as próprias donas de casa desabrigadas que não começam a dobrar e separar essas roupas ?
A tragédia foi triste, concordo.
Arrumar isso é uma forma de virar a página e começar uma nova vida.
O que temos para hoje são roupas que chegam de todo canto do país ?
Graças a Deus por isso !
Até num abrigo público é preciso se viver com dignidade !
Essa falta de organização é só uma forma de permanecer soterrado , pelamordedeus, levanta desse chão, gente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para Madame Sucralose