Café

Café

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como vão os seus peitinhos ????

Primeiro dia do mês de outubro.
Mês dedicado a ações de prevenção do câncer de mama.
Mês conhecido como “outubro rosa”.

Pois bem ... preciso contar a vocês uma história ...
Madame é uma mocinha, mas não é uma menina.
Já tem idade para fazer exames preventivos periódicos, né ?
Fiz uma mamografia por pura rotina, depois de uma consulta ao meu ginecologista.
Não estava sentindo absolutamente nada.
Madame fez a tal da mamografia e no dia de apanhar o resultado, não me contive.
Abri o exame na rua e quando vi o resultado tomei um susto.
Estava lá, na mama direita, um nódulo.
Fiquei sem pernas e sem chão.
Como estava de frente a uma praça, atravessei a rua e fui me sentar num banco.
Perdida em meus pensamentos.
Precisei de um tempo para me recompor e ir para casa com aquele resultado de exame na mão.

Sempre fiz autoexame de mamas e nunca senti nada de diferente.
Então esse papo de autoexame que rola por aí é só conversa fiada.
Dependendo do tamanho, nada de anormal é percebido num autoexame.
E nem no exame do médico. Mesmo tocando minhas mamas nunca percebeu nada.
Neste primeiro dia de outubro gostaria de dizer da necessidade de se fazer a tal mamografia.

Ainda não foi necessário Madame retirar o nódulo, embora ele seja acompanhado a cada seis meses.
Então, duas vezes por ano levo meus peitinhos para um exame chato, sim.
Doloroso ? um pouco. Aquela máquina machuca, aperta, ....
Tenso ? muito .
Porém, além de chato/doloroso/tenso é absolutamente necessário.
É coisa séria.
Não dá para ser negligente consigo mesma.
Esqueça as campanhas de autoexame .... é preciso a classificação de um exame de imagem .
Madame tem um nódulo que nunca conseguiu encontrar se tocando.
Sim, ele existe e é monitorado.
Repito a pergunta do título deste post : como vão os seus peitinhos ?       
Outubro rosa, aproveite a idéia e cuide-se.
Bjs da Madame que não gosta de  fazer mamografia, mas gosta menos ainda do susto de ter um nódulo na mama direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para Madame Sucralose