Café

Café

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Então é Natal ...

Então é Natal ...

Começamos hoje o mês de dezembro e a única coisa em que consigo pensar no momento é : o natal está às portas !

Desde menina tenho um certo encantamento por esta data. Sempre gostei dos enfeites natalinos, sempre achei necessário celebrar o aniversariante do dia. E, independente de quaisquer coisas que tenham me acontecido em natais passados, o próximo é aguardado com uma alegria boba, daquelas de se pendurar bolinhas numa árvore artificial, de se colocar toalhas com lindas pinturas sobre a mesa da sala, de se colocar guirlandas nas portas. Acho tudo válido, do panetone e da rabanada no café da manhã do dia seguinte ao abraço afetuoso dado e recebido em pessoas queridas, nos cartões impressos e virtuais cheios de desejos sinceros de alegria e prosperidade... Então é Natal.

As poucas coisas que realmente não gosto no natal são as músicas. Elas me fazem chorar .

Resolvi, a partir do natal do ano passado, a viver uma experiência nova que me deixasse o mais próxima possível do sentido desta data. Ano passado visitei um Hospital Psiquiátrico. Passei “umas horas natalinas” com pessoas que a sociedade rotula como loucas.

Foi uma experiência impactante. Fiquei um pouco na ala masculina, mais um pouco na ala feminina. Assisti ao lanche dos homens e confesso minha pequenez espiritual, fiz um esforço sobre-humano para não desmoronar ali mesmo diante deles. Sou muito polida, tenho uma certa delicadeza nos gestos e presenciei cenas quase animalescas, aquilo me agrediu, me machucou . Saí dali com a sensação de ter visto minha alma passar pela moenda da cana, aquele maquinário rústico onde de um lado sai o caldo da cana e do outro o bagaço. Virei o bagaço. As mulheres se engalfinham para tocar em você, para desejar sua bolsa, seu sapato, sua roupa, seu cheiro, seu perfume, seu batom e aí está a maior lição que aprendi neste natal num hospital psiquiátrico.

A vaidade te deixa a um passo da loucura ! As pessoas tidas como loucas são extremamente vaidosas. Encarnam personagens que sabem mais que todo mundo, fazem pose, tem discurso pronto . Passei o ano de 2010 inteiro tentando aplacar minha vaidade. Não refiro-me ao cuidado comigo mesma (isto é irremediável), mas a esta vaidade “louca”.


Pode parecer que seja a minha “vaidade gritando”, mas enfim ... Como faço 2 cursos de Pós Graduação a distância, pude constatar que o quê de melhor a gente aprende, aprende sozinho ... o resto é troca.

Este post todo é para te dizer isto neste período que antecede o natal : aprenda algo !

Aprenda algo sozinho e só depois troque , compartilhe com alguém.

Tem gente achando que num belo dia Papai Noel vai bater na porta com um grande presente e se esquece de perceber os pequenos presentes que diariamente são postos em suas vidas e essas pessoas (os verdadeiros loucos) nem se dão conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários para Madame Sucralose