Café

Café

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sinal de Alerta ...

Oiê !
Já comentei aqui que faço uma pós EaD ?
Não ? !
Faço sim .... rsrsrs
Faço meu tempo para estudar e sou bastante aplicadinha, sabe ?
A cada novo módulo (ou seja , a cada nova disciplina) faz-se um rodízio de tutores e minha atual tutora tem uma peculiaridade ... por melhores que sejam os meus trabalhos, ela sempre atribui uma nota muito rasteira ...
Na primeira eu tomei um susto, na segunda fiquei decepcionada, na terceira achei que ela estava já de sacanagem ... tenho que elaborar e postar o quarto  trabalho para amanhã (toda terça-feira é dia de entrega\postagem de 1 trabalho) e estou assim , enrolando, enrolando, enrolando para fazer ....
Quando vc já sabe que as pessoas vão te gongar e te dar um troféu abacaxi, sua motivação cai consideravelmente ....

Hoje a tarde terminei de ler o texto de apoio para a elaboração deste trabalho e me peguei pensando nisso ...
E quando digo que me peguei pensando nisso, tomem isto como algo muito sério ! Refleti se ela estava sendo muito severa em sua avaliação ou se eu é que estou com minha vaidade ferida por ter notas tão rasteirinhas .
Coloquei na balança minha própria experiência enquanto professora . Com tantos anos de profissão, posso me dar a este luxo, né ?

Desconheço quais sejam os reais objetivos da tutora, mas uma coisa é fato ! A estratégia pedagógica dela não me parece nem de longe boa.
Não acho que um professor deva dar nota a um aluno.
O que eu dava era aula . Nota , nunca dei .
Sempre fui chatinha para avaliar ,  sempre cobrei.
Mas eu fazia\faço diferente .... se acho que um aluno apresenta trabalhos de baixa qualidade, eu os devolvia para uma correção e apontava aonde não estava bom.
É chato ? Sim !
É mais trabalhoso ? Sim .
Mas é só deste jeito que o aluno aprende .
Só dá para aprender quando se entende aonde se está errando .
Sou favorável à recuperação paralela , quando feita sob estes propósitos , com estes objetivos .

Infelizmente percebi hoje, depois de muito pensar, que minha atual tutora (apesar de pedagoga) desconhece os processos de aprendizagem a que me referi .
Tô literalmente dando esta dica a quem ensina qualquer coisa na vida :
Para ensinar , precisamos estar abertos a também aprender .
Minar a autoestima de um aluno com uma sucessão de notas baixas e achar que é o TODO PODEROSO  na arte de avaliar , não está com nada ....
Boa parte do que hoje sei aprendi sozinha .
Fiz provas dificílimas (e passei nelas, tá ?) sem cursinhos, sem apostilinhas, sem tutores e professores ... E a Educação a Distância está aí para nos mostrar que a Pedagogia da Autonomia é mais possível do que se imagina .

Uma pessoa que faz um curso a distância  está anos-luz na frente de quem faz um curso presencial ... estuda sozinho, pesquisa sozinho, aprende sozinho ....

Pelamordedeus, por que ainda tem gente que faz de uma caneta vermelha uma arma ?
Gente boba, ômedeus !!!
Vai aprender a ensinar, gente !
Vai ensinar a aprender ...

P.S. : Sou professora de profissão, de carteirinha ... 18 anos de trabalho em Educação, que tal ?

Beijocas da Madame que vai postar um trabalho para a pós !

2 comentários:

  1. Lindona, Importante que você tem o conhecimento e experiência de tudo isso. Não será possível qualquer alteração em sua autoestima, então eu acho que neste ponto, esta "profissional" terá que aprender com você.
    Use isto pra te fortalecer ainda mais, e faça seu trabalho com toda esta segurança com que escreve e vai se sair excelentemente bem. Agora minha querida, se essa coisa for pessoal, vai ter que partir pra ignorância e então estarão "trabalhando" ao mesmo nível. ehehehe
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Comentários para Madame Sucralose